SOS CRIANÇA - CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA Táticas Pedofílicas de Enganação Os pedófilos tendem a escolher crianças que mostram certo grau de vulnerabilidade. As crianças vulneráveis que correm mais riscos são aquelas que não se sentem amadas e desejadas ou são impopulares, solitárias, sem amigos ou perseguidas. Abner Morilha

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Salto para a Vida - Parte 1 - Por Abner Morilha

Introdução Mc 10: 46-52 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. 52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
Bartimeu, deficiente visual e mendigo estava sentado a beira do caminho. Provavelmente ele estava lá fazendo a mesma coisa que fazia todos os dias durante muitos anos. Dia após dia provavelmente era levado até aquele ponto da estrada na saída da cidade e esperava uma migalha, esperava uma moeda, esperava a provisão para o seu sustento. Dentro da concepção da época. Qualquer um que sofresse de uma enfermidade ou tivesse uma deformidade era visto como alguém que estava cumprindo um castigo de Deus. Portanto, Bartimeu era visto como uma pessoa amaldiçoada e como paria da sociedade era rejeitado e subvalorizado. A concepção era que esta pessoa estava assim porque ou ela ou seus pais havia pecado. Tanto que ao ver um deficiente visual de nascença os discípulos perguntam a Jesus: João 9:2-3 Mestre quem pecou, este ou seus pais, para que nasce cego? Respondeu Jesus? Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. Excluído e rejeitado, lançado fora de vários círculos sociais pelo estigma, pela marca que carregava, aquele deficiente visual estava ali tendo de subsistir dentro de suas limitações. Deus quer que você dê um salto de qualidade em sua vida. Ele quer que você viva uma vida plena. Deus que mudar o curso da sua vida e torná-la com sentido e significado. Não tem almoço grátis. Se você não levantar e não tomar uma atitude em relação a Ele você viverá a quem do que Deus tem para você. Há quanto tempo você vive o que vive sem desfrutar verdadeiramente do sentido maior da vida? Como alcançar este lugar que Deus tem para você? Como viver a vida em seu pleno significado? Talvez a historia deste cego chamado Bartimeu possa nos dar uma pista de como alcançar este lugar tão almejado.
Dentre os muitos princípios que podemos extrair do texto hoje, digo hoje, porque a Palavra de Deus é polimorfa e todas as vezes que você a lê ela se renova e revela algo novo para sua vida, quero destacar 3 princípios. 1) Ouvir E este ouvir implica em algumas coisas: 1a) Ouvindo que era Jesus Nazareno...
Bartimeu já tinha ouvido falar de Jesus. A fama de Jesus já era grande neste lugar. Jesus já havia feito inúmeros sinais revelando seu poder e seu amor. E quando Bartimeu ouve que era o Senhor. Bartimeu sabia que lá estava alguém que poderia mudar o seu destino. Ele sabia que lá estava alguém que o trataria como pessoa, que o trataria como alguém. Ele sabia que lá estava alguém que se importava, alguém que poderia mudar o curso da sua vida. 1b) Reconhecer que Preciso e Reconhecer quem Ele é
Bartimeu reconhece em primeiro lugar que ele precisava de DEUS. PRESTE ATENÇÃO! ENQUANTO VOCÊ NÃO RECONHECER QUE PRECISA DE DEUS ELE NÃO TERÁ MUITO ESPAÇO NA SUA VIDA. Enquanto você não reconhecer que necessita do Senhor ELE não poderá fazer muito por você. 1c) Clamar
Assim como Bartimeu reconheceu e sua necessidade e reconheceu quem era aquele que passava diante dele, ele clamou o SEU NOME. Você também precisa reconhecê-lo e além de reconhecê-lo você precisar CLAMAR POR ELE. Diz o texto que JESUS passava. Milhares em volta de Jesus! Imagina a multidão falando, e cantando, celebrando as muitas maravilhas que Jesus havia feito. Este homem sem qualquer dignidade ou medo de ser julgado por sua ação começa a gritar. Sem qualquer vergonha Bartimeu arma um barraco ali mesmo a beira da estrada. E grita com toda força de seus pulmões: FILHO DE DAVI TEM COMPAIXÃO DE MIM! FILHO DE DAVI TEM COMPAIXÃO DE MIM! 1d) Muitos não entenderão
Muito não entenderão sua atitude nem sua decisão de viver para Deus. Muitos não compreenderão sua escolha, muitos não entenderão sua devoção, muitos tentarão fazer você se calar e retroceder. Diz o texto que a multidão o repreendia e pedia que se calasse. Mas, Bartimeu não queria estar bem na fita da multidão.
Bartimeu não queria estar bem aos olhos deles. Ele bem conhecia quem era a multidão que por certo, não rara vezes o ignorou e nem notou a sua existência. Bartimeu não se intimida com as criticas: Ah! Virou crente é? Ééé vai virar fanático? Veja lá se não vai virar como ele ou como ela? Tudo menos isto... Crente... Filho, prefiro que você seja qualquer coisa do que vire crente... Filho qualquer coisa menos isso... Bartimeu não se importa com as criticas ele grita mais alto. O Clamor de Bartimeu despertou algo em Deus. O clamor de Bartimeu despertou a Compaixão de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categorias